11 de abr. de 2012


Das lembranças de infância mais antigas que eu tenho sou eu sentada sozinha à mesa rezando para que o pedaço de carne desaparecesse magicamente do meu prato. Porque eu só ia poder me levantar quando não restasse mais nada no prato. Porque eu sou a pessoa que nunca gostou de carne. Então assim que cresci (aparentemente) o suficiente pra decidir o que serviria no meu prato passei a ignorar a carne, sempre que meu pai (carnívoro convicto) não decidia discorrer sobre os benefícios da carne (inclua aqui todo tipo de besteira que vc conseguir imaginar sobre o assunto) e eu, para nos livrar daquilo engolia dois ou três pedaços de carne e decidia me mandar dali.
Daí que anos depois, já sem obrigação de comer carne (não inclua aqui frutos do mar, considerados por mim um tipo de hortaliça que se movimenta. amo.), percebi que a maioria das pessoas achava meu gosto “exótico”, porém legal. E eu continuei sem entender o porquê das pessoas acharem o fato merecedor de elogios porém indigno de ser adotado por elas mesmas. Pra mim soava como: - “nossa, eu adoro azul, mas só compro coisas vermelhas, tipo porque geral acha vermelho mais bonito”. Isso tudo é pra dizer que eu tenho, desde sempre, essa dificuldade, a de enxergar o mundo sob a perspectiva dos outros. Pra mim é simples, se eu me sinto assim, logo É assim. Daí que sigo detonando a granada, e dizendo depois de dois segundos: - ops, foi mal aê. Toma aqui um band-aid (insira aqui a reforma ortográfica). A terapeuta tem um termo técnico e bonito pra essa categoria de pessoas: autocentrada. E segundo ela, Freud, a bíblia e o manual de etiqueta é de bom tom voltar e oferecer além do band-aid e um pedido de desculpas. Isso quando vc conseguir pensar numa desculpa ou conseguir que a pessoa olhe mais uma única vez pra sua cara. O caso é que nunca sei por onde começar, minha terapeuta sugeriu me inspirar em algum texto, aleatório, sobre esse tipo de assunto (oi?) e nesse dia saí da terapia com mais este problema, porque só conseguia pensar nas mensagens dos biscoitos da sorte do china in Box. O que de fato não parece uma boa solução para nenhum tipo de problema. Reconsiderando, aceito dicas de como lidar com a vida de maneira geral.

Nenhum comentário: