18 de jul. de 2011

Oi?

Para Freud são três as principais fontes de sofrimento: o próprio corpo, o mundo externo e o relacionamento com os outros homens. Esse último é para ele a principal fonte de sofrimento humano.
  • A tarefa de evitar o sofrimento coloca a de obter prazer em segundo plano. A felicidade “plena”, idealizada, estará então próxima da quietude – a morte.
  • Outra técnica para afastar o sofrimento reside no deslocamento da libido – em reorientar os objetivos pulsionais (sublimação). Trata-se da produção de prazer a partir das fontes do trabalho psíquico e intelectual. Exemplos desse processo: alegria do artista em criar, a do cientista em solucionar problemas ou descobrir verdades. Mesmo assim, tal estratégia não proporciona proteção completa contra o sofrimento.
  • Há outras formas de obter satisfação: o rompimento do vínculo com a realidade. A satisfação é obtida através de ilusão, vida da imaginação.
  • Outra forma de busca da felicidade é através do amor. O amor nos proporciona nossas mais intensas experiências de prazer, no entanto, é também a condição que nos achamos mais indefeso contra o sofrimento. Quando amamos e perdemos o nosso objeto amado ou o seu amor nos encontramos desamparadamente infeliz.
Conclusões importantes de Freud:
  • A satisfação é sempre parcial, mantém-se sempre algo da insatisfação.
  • A insatisfação produz intenso mal-estar. A felicidade “plena” não é possível.
  • As satisfações são parciais e substitutivas.
  • “O programa de tornar-se feliz, que o princípio do prazer nos impõe, não pode ser realizado, contudo, não devemos – na verdade, não podemos – abandonar nossos esforços de aproximá-lo da consecução, de uma maneira ou de outra” (102).
  • A sabedoria popular nos aconselha a não buscar a totalidade de nossa satisfação numa só aspiração.
  • “Existem, como dissemos, muitos caminhos que podem levar à felicidade passível de ser atingida pelos homens, mas nenhum que o faça com toda segurança” (104).
A satisfação (evitar o desprazer) é sempre parcial. A satisfação plena, total é impossível. Ela só ocorreria com a morte.

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